quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Governo amplia acesso de juventude rural ao Pronaf

O governo federal ampliou o acesso da juventude rural ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com isso, jovens que cursam há mais de um ano Ciências Agrárias ou Veterinária podem ter acesso à linha de crédito.
Além disso, a ampliação do crédito também abrange aqueles que participaram de participado de cursos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ou o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo). A medida, faz parte do Plano Safra da Agricultura Familiar, vigente desde 1º de julho deste ano.
Com as alterações, cada jovem pode contratar até três financiamentos, com limite de R$ 15 mil em cada. Antes, apenas uma operação era permitida para integrantes entre 16  e 29 anos, de famílias que apresentem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.
Os encargos financeiros são de 1% ao ano, o prazo de pagamento é de até 10 anos e até três de carência.
Além de curso ou estágio de formação profissional definido pelo MDA, os jovens devem ter orientação e acompanhamento de empresa de assistência técnica e extensão rural e ter concluído, ou cursar o último ano, em escolas técnicas agrícolas de nível médio. Uma alternativa é a formação nos Centros Familiares Rurais de Formação por Alternância, que intercalam a formação técnica do aluno em sua propriedade com a formação teórica geral na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário